Há muito que fazia falta legislação neste sentido, já que a
publicidade deve estar assinalada quando de facto o é. Acho que o melhor
caminho para marcas e bloggers passa pela transparência e não pela ilusão dos
seus seguidores.
A meu ver para além da inexistência de legislação, que
finalmente foi criada, há ainda uma falta de estratégia quer da parte dos
bloggers quer da parte das marcas. Sabemos que em Portugal isto dos blogs serem
vistos como um negócio e como um meio de comunicação é ainda muito recente, mas
nota-se claramente que a maioria das pessoas do ramo andam completamente às
aranhas em relação a isso.
Se por um lado os bloggers aceitam quase tudo o que é
parceria e muitas vezes até a troco de umas amostras e depois tentam divulgar
os produtos e serviços como se não fossem oferecidos, por seu lado as marcas
têm pouco cuidado com a seleção dos bloggers e ainda menos cuidado com a forma
como os bloggers as divulgam.
Não é grande ideia ter os mesmos conteúdos em mais 20 blogs
nem para quem quer ser divulgado nem para quem divulga. O blogger peca por
falta de originalidade, a marca pelo cansaço já que no que toca a blogs ter o
mesmo conteúdo em vários em vez de criar um reforço positivo tem um efeito
oposto, a menos que seja muito bem, mas mesmo muito bem orquestrado acaba por ser
um tiro no pé.
Vejam-se dois casos o Jumbo conseguiu ter uma campanha que incluía
várias bloggers e que funcionou lindamente. Porquê? Tudo foi feito às claras, a
comunicação foi controlada pela insígnia e feita com os seus próprios vídeos e
fotos, houve espaço para as bloggers darem o seu toque pessoal mas tudo
funcionou dentro de uma estratégia global.
Já ao Pingo Doce a coisa não correu tão bem. Como não houve
uma estratégia de comunicação global, os bloggers tiveram liberdade na
apresentação e divulgação dos conteúdos, o resultado: uma confusão pegada com
os leitores a acusarem os bloggers de lhes estarem a mentir.
Se a ideia do Pingo Doce era que fosse feita publicidade sem
o parecer arriscaram demasiado e correu-lhes mal se era que fosse um evento
divulgado por vários bloggers ao mesmo tempo correu mal porque não controlaram
o que foi divulgado.
Isto não me admira nada já que as estratégias de marketing
em Portugal são quase nulas, há pouco planeamento e vai-se muito na onda se o
outro faz eu também faço. O problema é fazer bem, já que a máxima bem ou mal
falem de mim nem sempre funciona.
Divulgar tudo o que é oferta e aceitar tudo o que é parceria
também não é boa política, primeiro porque grandes marcas gostam de
exclusividade, segundo porque os leitores têm pouca paciência para isso e
terceiro porque é melhor qualidade do que quantidade.
Muita gente começa um blog com o intuito de ganhar dinheiro,
ou seja, começa a casa pelo telhado, lembrem-se primeiro têm de ter conteúdo,
depois leitores e só depois é que têm espaço para a publicidade. Mas lembrem-se
também que se querem realmente fazer do blog a vossa profissão não podem
aceitar todas as propostas de parceria, sejam criteriosos, selecionam as
marcas, não se atirem a tudo o que é negócio porque ganhar agora um perfume
pode-vos impedir de ganhar a representação de uma marca no futuro.
Além disso ninguém gosta de vendidos, há que haver rigor,
critério e estratégia, porque se um blog é um negócio tem de ser gerido como
tal.
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